Resistência

Padrão

para Carlos Alexandre Bressanin

I – A cidade e os muros

.

Dentro da cidade
há de se aprender a viver
sobrevivendo.

.

Sobreviver é tarefa imediata
(mesmo que insuficiente)
para quem almeja moldar
……………………o mundo
em nova forma.

.

Para quem deseja demolir
…………………….os muros
que sufocam os olhos
e aprisionam o horizonte.

.

.

.

II – As grades

.

É imperativo preencher
os vãos das grades
com liberdade

.

.

Até que a liberdade
ocupe os espaços
que as grades invadiram.

.

Anúncios

About j.constantino

Nascido em Mogi das Cruzes (SP), em setembro de 1986, Jonathan Constantino rascunhou seus primeiros versos em 1999. Perdidos todos nas gavetas e no tempo, desde 2000 mantem o esforço de registrar seus poemas, entre rascunhos (uma pilha, depois uma caixa) e projetos. Formado em Biologia, atualmente é professor da rede pública municipal de São Paulo (SP). Trabalhou na rede pública estadual e, por três anos, no Instituto Técnico de Formação, Pesquisa e Extensão em Agroecologia Laudenor de Souza, em Itaberá (SP). Além da licenciatura, já atuou como educador popular do CDHEP, na zona sul da capital paulistana, e na assistência social de Suzano, cidade onde viveu quase toda sua vida. Ainda, contribuiu com reportagens, artigos, resenhas, poemas e contos para o Jornal Brasil de Fato e revistas Mundo & Missão, Missões e Le Monde Diplomatique Brasil. Está preparando sua primeira publicação.

16 responses »

  1. Olá Jonathan
    Um pensador escreveu que o ser humano que venceu na vida é aquele que viveu bem, riu muitas vezes e amou muito; que conquistou o respeito das pessoas inteligentes e o amor das crianças; que preencheu um lugar e cumpriu uma missão; que deixou o mundo melhor do que o encontrou, seja com uma flor, com um poema perfeito ou com o salvamento de uma alma; que procurou o melhor nos outros e deu o melhor de si.
    Parabens por mais este poema! Vá em frente!
    Pedro

  2. Meu querido e velho amigo, professor…
    Aprendi e aprendo muito com você, espero que continue trilhando esse caminho no qual você se sai tão bem, sabe que tem um talento que muitos gostariam de ter mas não
    têm, não o desperdice amigo…

    Lembre-se:
    “Nossas dádivas são traidoras, nos tomam o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar…” (Willian Shakespeare)

    Super abraço!

  3. Parabéns Jonathan! Belos versos oriundos de uma bela imaginação. A criatividade é a arte de ver com o coração e acredito que, para manter a imaginação ativa, seja necessário muito trabalho, de dentro para fora. Muito obrigado por suas palavras e permaneça sendo esta luz que ilumina o mundo em sua volta, com pensamentos e referências ao cotidiano.
    Paz!

    • Oi Tatiane,

      Obrigado pelo termo “viciante”. Visite mais vezes este espaço e deixe seus comentários e impressões. É sempre bom ter um retorno de quem lê, para vermos qual e como é a interpretação do que fizemos.

      Quanto a publicá-lo em seu blog, ficarei honrado. Inclusive, seu blog está adicionado à lista de blogs que sugiro. O descobri a partir do blog do Marcos (Markitoland).

      Grande abraço. E obrigado mais uma vez,

      Jonathan Constantino

    • Oi Tati,

      Fiquei muito feliz por ter postado estes textos. São de certo modo especiais, pois foram inspirados nas conversas que tenho com um amigo meu. Ele ficará contente também.

      Aliás, recomendei seu blog, pois possui um acervo muito bom de textos de diversos (e bons) autores.

      Recomendo que acesse: http://eupassarin.wordpress.com/. Esse blog é do Jefferson, um camarada de Campinas, que posta muitos textos bons, principalmente de autores latinoamericanos.

      Vamos dialogando e seja bem vinda.

      J.

  4. Caro amigo Jonathan, o blog está maravilhoso. Parabéns !!!!!!!
    Nos falamos em breve…….Carlos Alexandre Bressanin

  5. Caro amigo, me ausentei por um tempo, você sabe, ainda estou lutando por minha liberdade.
    Consegui autorização judicial e estou cursando faculdade de redes de computadores no período da manhã, na fatec, desde o dia 02/02/2012. Não tenho publicado mais nenhum trabalho. Estou constantemente acompanhando os seus no blog. Um forte abraço!

  6. Querido Carlos,

    Optei por apagar seu comentário para manter a privacidade do seu endereço, mas o salvei no e-mail já. Em breve, bem em breve, entrarei em contato!

    Fico muito muito muito feliz de ver os passos que você está dando.

    Grande abraço,

    J.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s